Banner

Translate

domingo, 25 de abril de 2010

Banco Central preocupado

Dívida subordinada deve substituir as provisões no reforço ao capital das instituições financeiras
Para continuar emprestando os bancos estão sendo obrigados a reforçar seus capitais. O índice de Basiléia (mede a alavancagem dos bancos) estabelece parâmetros considerados seguros para que as instituições financeiras possam operar de forma confortável, sem estar expostas a crises de exigibilidade em suas atividades. Todas as expectativas em relação às novas regulações bancárias imaginam um ambiente ainda mais restritivo para os bancos. Por outro, o Bacen, sempre cauteloso, já estabeleceu novas regras de capitalização para essas instituições. A mais dura delas proibiu os bancos de utilizarem seus excessos de provisões como reforço de capital para fazer frente às eventuais insolvências que venham a amargar. Trata-se de medida prudencial muito apropriada ao momento econômico que registra a expansão forte do crédito, embutindo riscos da deterioração da qualidade das carteiras. A crise financeira em 2008 trouxe, como se sabe, grande intranquilidade ao setor financeiro que solicitou autorização para crescer suas provisões. Nesse momento foram provisionados cerca de R$ 13 bilhões que ficaram reforçando o capital dos bancos para fazer face aos problemas de liquidez e de crédito a que estavam sujeitos. Passada a crise, a medida do Bacen não permite mais a utilização desse valor como capital dos bancos e reduz em quase R$ 100 bilhões sua capacidade de emprestar.
A saída que os bancos encontraram foi a de ampliar suas dívidas subordinadas, pois essas entram em seus balanços como capital e lhes permite acompanhar o ritmo de expansão do crédito no país.
Para entender bem esse movimento no sistema financeiro é necessário entender que a dívida subordinada é um tipo de dívida que, em caso de falência, apenas atribui os direitos de seus titulares após a integral satisfação dos direitos dos credores principais. Portanto, lançar títulos desse tipo de dívida tem custos mais altos e os investidores exigem costumeiramente prêmios maiores.
Os bancos preferem emitir dívida subordinada a ações. As dívidas não diluem a participação de seus acionistas controladores no capital dos bancos. Além disso, os investidores em ações pedem rentabilidade de 20% a 25% sobre o capital. Os juros, em reais, para as operações de 7 anos, representadas por CDB de um grande banco, está em torno de 10 a 12% ao ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário