Banner

Translate

quarta-feira, 21 de abril de 2010

Crédito, inflação e consumo 3

Intenção de consumo para o próximo trimestre é menor
Em nossa pesquisa sobre consumo, crédito e endividamento, os entrevistados revelaram menor intenção de consumo para o segundo trimestre do ano. A pesquisa foi feita com 700 entrevistados na cidade de São Paulo, no mês de fevereiro e março, com público de baixa renda.
Nesse público, quase 11 % revela que não será possível pagar suas dívidas. Revela ainda que um terço de seus ganhos está comprometido com o pagamento de empréstimos . O jeito será consumir menos e atrasar mais seus compromissos. A inadimplência pode começar a crescer outra vez.
Só o endividamento excessivo poderia explicar essa aparente contradição, no momento em que crescem os níveis de emprego e a renda das famílias. Para ter maior certeza nessa afirmação precisamos acompanhar as vendas de bens duráveis e semiduráveis. São sempre os primeiros a se ressentirem quando o consumidor fecha o seu bolso. Haveria, nessa hipótese, redução no consumo desses bens e nos financiamentos a eles.
Nos últimos meses a inflação esteve muito associada aos preços dos alimentos. Chuvas, enchentes, baixa remuneração dos produtores agrícolas em períodos anteriores reduziram a oferta e a qualidade desses produtos. Os preços do arroz, do feijão, das carnes (agora até a suína), dos ovos, das frutas, dos legumes sofreram altas fortes. Considerada a dieta das classes mais pobres, os gastos com alimentação cresceram acentuadamente.
De modo geral, na nossa amostra, os entrevistados costumam gastar cerca de 26 % de seus ganhos com esse item. Em camadas ainda mais pobres, chega-se até 32 %. Esses gastos explicam o uso intensivo de cartões de crédito nos supermercados em todas as classes. Com esses preços subindo o poder aquisitivo se contrai e há que se reduzir os gastos em outros itens para equilibrar o orçamento. Daí ,a intenção de compras e do consumo caírem. Daí, o risco do crédito aumentar. Daí, o provável aumento da inadimplência e da insolvência para o próximo trimestre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário