Banner

Translate

sábado, 10 de abril de 2010

Brasil volta a ser a 8a maior economia mundial

Banco Mundial reclassifica os países
Nas avaliações do Banco Mundial, o Brasil colocou-se como o 8º PIB do mundo. De verdade, foi a queda da economia Rússia, de quase 6%, que favoreceu o Brasil para subir um posto nesse ranking. E se todos lembrarmos, no ano de 2009, a economia brasileira não cresceu absolutamente nada.
O melhor do crescimento brasileiro é a distribuição da renda. Privilegiando as classes mais baixas, o distributivismo nacional ampliou o mercado interno, fez emergir um conjunto enorme de brasileiros e o trouxe para a vida econômica. Embora o grau de informalidade ainda seja expressivo, o Brasil evoluiu socialmente rapidamente nesses últimos anos. Entretanto, quando olhamos o PIB por habitante nossa coloção, ele ainda não está entre os 50 primeiro países do mundo. Na saúde publica, ocupamos a 125ª posição. Na educação o quadro não é diferente, ficamos próximos do centésimo lugar.
Não nos iludamos, portanto. Há muito que evoluir no plano social e, sobretudo, no institucional. Fazer fortes nossas instituições é a próxima missão. Reduzir inseguranças jurídicas, tornar o judiciário mais eficaz, proceder às reformas política e tributária colocam-se como condições necessários aos próximos avanços.
Do ponto de vista, econômico precisamos aumentar a capacidade de poupar. 21% ainda é muito pouco tendo em vista a necessidade de investimentos do país. Temos avanços e não podemos criticá-los. Talvez tenhamos o desejo de crescer ainda um pouco mais depressa. É possível fazê-lo preservando a estabilidde monetária?
Penso que sim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário