Banner

Translate

terça-feira, 20 de abril de 2010

Preços pagos aos produtores agrícolas

Preços de alimentos penalizam consumidores
Os preços internacionais do algodão subiram fortemente em função da redução dos estoques. A oferta menor que o consumo da agroindústria têxtil brasileira deverá manter em alta. Bom para os cotonicultores, Ruim para os consumidores.
Preços da carne suína também em alta. A queda na demanda de 2008 desestimulou os produtores que reduziram seus plantéis. Com o mercado internacional mais ativo, as exportações aumentaram e, no mercado interno, o preço subiu. O preço estava muito baixo e, portanto, esse reajuste apenas alinha os preços, sem prejudicar consumidores. Suinocultores em festa.
As maiores quedas de preços na primeira quadrissemana de abril foram: laranja para indústria (10,21 %), laranja para mesa (8,81%), arroz (8,66%), carne de frango (6,13%) e soja (5,58%). Laranja caiu em função dos movimentos especulativos no mercado internacional. A tendência é voltar aos níveis anteriores. Produtores perdendo remuneração. Consumidores em festa.
Soja recua em função da previsão sobre a safra recorde de 2009-2010, com crescimento de 30%. O início do aperto monetário na China, o combate à bolha imobiliária e as perspectivas de mudanças na política cambias devem reduzir as importações daquele país. Bom para a produção animal, pois haverá reduções nos preços das rações. Para o produtor nacional ima péssima notícia.
Um jogo de contradições nos preços. A busca do equilíbrio entre preços pagos na cadeia produtiva continua como um grande desafio para a economia agrícola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário