Banner

Translate

sábado, 17 de abril de 2010

Ainda há muito a caminhar

Continuamos a acompanhar os ventos dominantes. É preciso
avançar muito ainda.
O Ibovespa rompeu com os 70 mil pontos no pregão de ontem. A causa foi a notícia sobre a investigação de fraudes no Goldman Sachs. Trata-se da mesma causa que derrubou as bolsas do mundo todo nessa sexta-feira que passou. A tendência de alta que vinha sendo mantida pela bolsa brasileira, agora, está sendo posta em dúvida. Podemos esperar por volatilidades fortes para a próxima semana. Não é momento de entrar, nem de sair. Recomendo o muro para todos.
Como era de se esperar o risco-Brasil subiu. Só que dessa vez a alta foi muito forte, mostrando que qualquer volatilidade atinge em cheio a percepção de risco em relação ao país.
O EMBI+, calculado pelo Banco JP Morgan Chase, foi a 177 pontos nesta sexta-feira. Isso significa um aumento de 5,99% comparado aos 167 pontos de ontem.
Dá para assustar? Não, mas coloca diante de nós a realidade. Somos apenas uma oportunidade de mercado, nesse instante. Ainda não somos uma nova alternativa financeira considerada sólida. Continua sendo necessário avançar em duas frentes: na questão fiscal e nos aperfeiçoamentos institucionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário