Banner

Translate

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Novas mídias e modelos de Negócios

A Folha de São Paulo de hoje traz importante matéria sobre a busca de um modelo de negócios no TWITTER. (matéria disponível para assinantes http://www1.folha.uol.com.br/fsp/dinheiro/fi1404201022.htm -ALEXANDRE ORRICO)

Basicamente informa que o Twitter resolveu ter uma plataforma de publicidade. Solução trivial para o problema de receitas que vinha enfrentando.
Já havíamos discutido aqui no blog que (a despeito do enorme sucesso) esta plataforma não tinha um modelo de receitas sustentáveis. Esperávamos inclusive alguma solução inovadora. Entretanto optaram por uma solução que havia sido apontada em nossa pesquisa e publicada no livro "Mídias e Negócios"*: o usuário aceitaria tweets promocionais.

Os anunciantes confirmados são aqueles que têm maior penetração junto aos usuários do microblog: Best Buy, Sony Pictures, Red Bull, Bravo, Starbucks e Virgin America.

O modelo de negócios é similar ao utilizado pelo Google. Com a diferença que a mensagem precisa ser retransmitida (o famoso RT).
Uma aposta ousada do anunciante que espera a colaboração dos twitteiros. Ou teremos twitteiros profissionais retransmitindo as mensagens?
Novamente é uma aposta interessante.
O bom em viver esta época é que não existem mais fórmulas prontas para gestão de negócios para mídias digitais. O caminho é construído por tentativa e erro.

Como se vê o mundo on line é um sucesso de público, mas difícil para se conseguir receitas. Por isso cheio de oportunidades para quem for criativo e empreendedor.

Prof Ramiro Gonçalez Inteligência de Mercado e Mídia
F I A
@RAMIROGONCALEZ
ramirogon@uol.com.br
*(com certeza o TWITTER usou suas próprias pesquisas)

Nenhum comentário:

Postar um comentário