Banner

Translate

segunda-feira, 30 de maio de 2011

A Ásia e seus problemas

Japão sofre revisão de sua dívida soberana
A Ásia não vive um mau momento. Apenas procede a um ajuste no crescimento de sua maior economia. Com a desaceleração chinesa, os impactos sobre crescimento, exportações, emprego e renda dos países da região são inevitáveis. No caso japonês, as dificuldades econômicas que já vinham sendo vividas no período anterior ao tsunami, agravam-se agora com a redução das compras chinesas e a desaceleração das obras de infra-estrutura.
Com isso, a agência de risco Fitch reavaliou a dívida soberana japonesa. Manteve a nota, mas revisou a perspectiva do Japão de estável para negativa. As repercussões no mercado financeiro foi grande e deve estender-se por mais essa semana.
Na Europa o G-8 de anunciou que a recuperação econômica está se tornando mais sustentável. Sobre esse assunto, fizemos uma postagem na semana passada. O G-8 foi realista quando enfatiza a recuperação, mas ressalva que os riscos de desaceleração ainda estão presentes no atual quadro econômico da região. Por fim alerta para as possibilidades de contágio das dívidas soberanas dos países periféricos. Pede cuidado e rigor na administração desses problemas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário