Banner

Translate

domingo, 29 de maio de 2011

Uma volta por cima?

Nos Estados Unidos, as notícias
são boas ou ruins?
A renda das pessoas cresceu 0,4% em abril. Essa notícia é muito boa e mostra que o consumo das famílias pode crescer também. Foi o que aconteceu. Os gastos pessoais cresceram exatos 0,4%. Os especialistas norte-americanos não gostaram. Queriam que os gastos crescessem mais que a renda e contavam com a ampliação do uso do crédito para isso.
As vendas de imóveis pendentes caíram acentuadamente em abril. Nada menos que 11,6%, no mês de abril. Curioso, de vez que o índice que mede a Confiança do Consumidor, da Universidade de Michigan, subiu em maio para 74,3 pontos. Em abril, o índice de Confiança estava em 69,8 pontos. A inflação medida pelo Fed mostrou-se bem comportada, mas o núcleo do índice de preços dos gastos pessoais teve alta de 1% em abril. Em março, o núcleo do índice havia crescido 0,9%.
De fato, o que se vê é um quadro positivo. Um consumidor mais cauteloso, mesmo com sua renda em crescimento. A inflação aponta para uma recuperação de preços também cautelosa, objetivando a recuperação das margens. Confiança em alta, mas imobilizações e endividamento de longo prazo com imóveis ficam postergados para o futuro e sempre que chegue acompanhado de maiores certezas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário