Banner

Translate

quinta-feira, 19 de maio de 2011

A índia pode frustrar expectativas

Sem controle da inflação, a Índia desenha crescimento não sustentável
As discussões sobre crescimento da Índia começam em 8,5% ao ano. Onde acaba não se pode precisar exatamente. Mas já há quem fale até em 12%, ao ano. Devaneios, certamente.
As expectativas estão se formando em nível que deve, em pouco tempo, tornar-se incontrolável. A inflação de março ultrapassou os  9%, se anualizada, embora os sucessivos aumentos das taxas de juros no ano passado. Ao todo foram dez. Entre os emergentes, essa foi a pior experiência vivida com o crescimento do PIB e as altas dos preços de produtos e serviços.
O crescimento chinês tem se constituído em desejo de todos os políticos indianos e dos governantes dos países ricos, sobretudo porque europeus e norte-americanos adorariam, a essa altura do campeonato, se encontrar com um mercado de mais de 1,2 bilhão de habitantes e amenizar as estagnações de suas economias. Mas com uma inflação tão alta, esse crescimento pode carunchar.
Convém ficarmos prontos. Nessa toada, a Índia é o próximo país a inaugurar um arrocho nos preços , por meio de um ciclo de aperto monetário que desfaria os devaneios ocidentais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário