Banner

Translate

sábado, 7 de maio de 2011

Inflação foi menor que no mês anterior

Enfim, a inflação dá sinais de arrefecimento
O IPCA, calculado pelo IBGE, para o mês de abril, ficou em 0,77% contra os 0,79% do mês de março. Nada mau! As medidas gradualistas surtiram efeitos. Pequenos e tardios. A redução em relação ao mês anterior é de miseráveis 0,02%, que não permite comemoração a não ser pelo fato de que a inflação não cresceu. Convenhamos, é muito pouco para se entender como uma vitória das autoridades monetárias. O Centro da meta foi foi superado em 0,1 e põe a perder o prestígio que havíamos alcançado com a estabilidade monetária.
A conhecer os critérios das agências de risco, é para logo a chegada de algum alerta, ameaçando a perda e posição dentro dos rankings de grau de investimento. A recuperação da convergência para o centro da meta esse ano só se daria em processo deflacionário. Agora é lutar para nos manter próximos aos 6,5%.
De tudo isso, as conclusões mais óbvias são as de que virão novos aumentos das taxas básicas de juros, aumento nos compulsórios e novos contingenciamentos de crédito. Mas, que não seja a conta-gotas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário