Banner

Translate

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Petróleo e outras matérias prima em alta

Estoques de petróleo cresceram, nos EUA.
O preço também.
Os preços do petróleo subiram expressivamente ontem em Nova Yorque, superando a barreira dos US$ 100,00/ barril.
Curioso porque tudo apontava para a queda. As notícias que chegavam ao mercado eram muito negativas: encomendas de bens duráveis recuaram 3,6%, em abril; índice de preços de imóveis de março com recuo de 0,3% em março; e o pior, estoques de petróleo, publicados semanalmente, subiram 616.000 barris.
Ainda assim, o petróleo subiu. Analistas explicam que o comportamento da moeda norte-americana foi a mais forte razão para motivar as compras. Superou todas as outras notícias. Não foi só o petróleo, mas o mercado de matérias prima que, em seu conjunto, subiu.
Na abertura da sessão de ontem (Nymex). Essa tendência foi revertida durante o dia. O dólar foi se enfraquecendo diante do euro e de outras moedas, como o franco suíço e a libra esterlina.
Isso provocou uma elevação generalizada dos preços de matérias prima, cujas cotações são feitas em dólar. Foi o caso dos metais preciosos, ouro e prata, cereais e, inclusive, a gasolina.
Investidores foram às compras para fazer suas posições no futuro, refletindo sua expectativa sombria sobre o futuro próximo. Deus queira que estejam errados e que o futuro reserve ao mundo emprego, renda e consumo maiores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário