Banner

Translate

quinta-feira, 5 de maio de 2011

É hora de fazermos nossas apostas

IPCA de abril é quem vai decidir a manutenção do gradualismo econômico
Proponho que respondam a enquete ao lado.
Amanhã o IBGE anunciará a inflação do mês de abril. Espero por alguma coisa em torno de 0,90 % de alta, agravando fortemente o resultado do mês anterior que foi de 0,79%. O relatório Focus dessa semana acredita em 0,81%, revendo para cima, mais uma vez, suas previsões.
Como se vê, as expectativas dos agentes estão se tornando insuportáveis e já antecipam até as reações mitigadoras das autoridades governamentais. Depois da publicação do número, dirão que já esperavam por essa alta mais forte nesse mês, em razão de elementos meramente conjunturais ou decorrente de elementos estruturais que só poderão ser corrigidos em prazo mais longo e com o menor custo social possível. Em outras palavras, não dirão nada que alguém possa compreender claramente, mas assumida a forma erudita, a declaração parecerá respeitável. Não será crível, entretanto, e inútil, portanto.
Difícil mesmo será explicar tudo isso à Presidente de nossa República que estará assistindo à corrosão dos ganhos reais obtidos em instantes anteriores. Imagino que ela venha a pensar que errou ao abrir mão do Meireles. Temo que, irritada, possa radicalizar e pedir a volta da ortodoxia monetária chicagana. Convenhamos, o gradualismo não convenceu. Agora resta apenas elevar a Selic, em um único golpe, entre 1,5 a 2 pontos percentuais. E não se fala mais nisso.
Para convenceer, será ainda preciso enxugar, também de um golpe, as despesas públicas, aumentar o compulsório e contingenciar os empréstimos ao consumo mais fortemente. Taí, Dilma. É a herança maldita do presidente anterior.
Vou pedir atenção dos leitores para o fato de que a inflação terá quatro grandes focos alimentos, transportes, habitação, saúde e vestuários, incluindo, nesse último item, os calçados. O centro da meta, nos últimos 12 meses "irá para o saco", amanhã. Quer apostar? Então responda à enquete ao lado, até o momento do anúncio do IBGE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário