Banner

Translate

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Está ficando difícil entender

CNI indica uma desaceleração em todos os indicadores industriais
Ao identificar a queda de todos os indicadores dessazonalizados da atividade industrial de transformação no mês de março em relação a fevereiro, o CNI resolveu explicar que isso se deveu aos dias de carnaval. Não dá para acreditar. Afinal, o próprio CNI é quem diz que os indicadores foram dessazonalizados.
Se foram desazonalizados, como atribuir os resultados a fatores sazonais?
Estamos mesmo diante de uma redução inicial da velocidade de crescimento da economia nacional. O IPCA de abril já havia apontado par isso. Por que não reconhecer, mascarando a realidade com um véu tão transparente e colocado, diante da realidade. Por que reeditar o biquini a que se referia Roberto Campos em passado recente e ainda vivo em nossa memória. O professor comparava o a peça de banho feminina à estatística, quando usada desssa forma estabanada: "o biquini mostra tudo, menos o essencial".
Vamos ao essencial. Vejam as tabelas abaixo. Tudo caiu.

 
Tudo foi dessazonalizado. Isso parece ser mesmo um arrefecimento da economia. Foram muitas medidas prudenciais. Ora de caráter monetário, ora de caráter fiscal, que começam lentamente a produzir efeitos de retração. É preciso ver o essencial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário