Banner

Translate

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Petróleo abaixo dos 100 dólares

Por que a queda do preço do petróleo
é tão forte?
Dólar em alta e petróleo em baixa é o que se observa nesse instante.
Como se interpreta essa situação? Analistas experimentados afirmam que a apreciação do dólar no mercado internacional e as notícias negativas em relação ao ritmo da recuperação norte-americana afastam os investidores dos ativos denominados nessa moeda.
O raciocínio é o seguinte: com a moeda americana mais forte, os ativos denominados nessa moeda ficam mais cara para quem compra. A demanda por esse ativo cai e o preço cai junto.

Mas por que o tombo é tão grande? Por que os especuladores, que têm grandes posições nesses ativos, querem se desfazer delas rapidamente e passam a oferta-las em grandes quantidades para realizar seus lucros ou minimizar eventuais perdas. Aí é que o preço vem para baixo de vez. Uma espécie de ”salve-se quem puder” ou de "passar o mico para mão de outro, na mesa".
Imagine, em adição, que a economia dos Estados Unidos produza, pelas más notícias divulgadas pela grande mídia, dúvidas adicionais sobre o ritmo de seu crescimento. Isso significa um menor consumo de petróleo e, portanto, mais uma pressão baixista nos preços da matéria prima. Para acelerar ainda mais a baixa, os Estados Unidos anunciaram que seus estoques físicos de petróleo cresceram, nas duas últimas semanas. Isto é, o consumo parece ter caído.
Instala-se o pânico geral. Emprestando a frase do solista Ronnie Wood, dá para dizer que especular com as commodities “is not for beginner”.
O West Texas Intermediate, extraído no Golfo do México e refinado no Texas, negociado em Nova Iorque, apresenta perdas de 8,77%. O Brent extraído em sua maioria do Mar do Norte, desvaloriza 7,95%, fechando as sessão dessa 5ª feira em US$ 111,55.
Segura peão!

Nenhum comentário:

Postar um comentário