Banner

Translate

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Otimismo moderado na OCDE

Taxas de juros das dívidas soberanas europeias cairão. Risco de contágio ainda permanecerá.
Relatório da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico – OCDE prevê normalização gradativa dos mercados europeus de dívidas públicas. Otimista, a instituição afirma que os prêmios desses riscos devem ainda manter-se por mais seis meses, quando, então, começarão a cair. Em 2012, estarão 50% menores do que os cobrados hoje pelos investidores em dívida pública.
Essas dívidas foram responsáveis pelas tensões econômicas em toda a Zona do Euro que desembocaram em pedidos de ajuda externa por três países da região.
O relatório afirma ainda que "o progresso na consolidação e no ajustamento econômico leva a um aumento espontâneo da confiança" envolvendo países como Irlanda, Grécia e Portugal. A previsão também aponta para taxas de juro de longo prazo elevadas para financiar esses três países. No caso de Portugal, a OCDE estima que a taxa seja de aproximadamente 8,0% em 2012.
Como se vê, o otimismo acaba circunscrito a um quadro de vulnerabilidades financeiras expressivas que, se não forem objeto de uma ação corretiva orquestrada, pode acabar em contágio generalizado. A Alemanha, com seu maior rigor fiscal, acaba sendo um importante garantidor dessa orquestração e um agente rigoroso na aprovação de socorros a esses países e a outros que possam solicitar novos apoios, como é o caso da Itália.

Nenhum comentário:

Postar um comentário