Banner

Translate

domingo, 15 de maio de 2011

O Gato subiu no telhado

Apreensão deve marcar os próximos momentos da economia nacional
O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos soltou sua projeção para a safra 2010-1011. Os estoques sobem e a produção será maior que o esperado pelo mercado. A consequência imediata foi a queda dos produtos agrícolas. A isso se somaram a forte redução das importações chinesas, em função de sua política de combate à inflação, e a perspectiva de no mínimo dois meses para a recuperação dessas importações.
As commodities industriais também estão em queda. Os volumes aplicados em operações no mercado internacional de futuros estão migrando para papéis de renda fixa. Nossa Balança Comercial pode acusar os dois golpes.
Essa semana, o país estará de olho em três índices que apontarão o comportamento da inflação: IGP-10 de abril, IGP-M 2ª prévia de maio e o IPCA-15 de maio. Será uma espécie de prova dos noves para a queda de braço entre as autoridades e os analistas econômicos, todos descrentes das posições oficiais sobre as altas de preços.
Podemos esperar também, ainda para essa semana, por um “bom agito” em torno dos números da arrecadação, do mês de abril. A Receita Federal vai anunciar o total arrecadado com tributos e contribuições. A arrecadação deve vir ainda mais alta, penalizando produtores e consumidores.
Por fim, a queda de braços entre IPEA e o ministro Luppi deve receber um aditivo: os números do CAGED para a criação de empregos formais no mês de abril. Pobre Luppi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário