Banner

Translate

sábado, 6 de agosto de 2011

Ciclotimia toma conta do ânimo dos investidores

A depressão é mais psicológica que econômica
A economia mundial vai mal. Muito mal. Mas esse fato não é novo. Por que, então, a reação é tão exuberante?
Investidores passaram a acreditar que a União Europeia não conseguirá superar os novos problemas criados pela Itália, agravados pelos velhos problemas decorrentes da economia espanhola. Pior, anteciparam o rebaixamento da nota da dívida norte-americana.
De nada adiantou o artigo publicado no FT, na semana passada, pelos ministros das finanças da Alemanha e da França, dando conta da disposição europeia de superar qualquer problema que viesse a surgir na Zona do Euro. Também, os investidores não se deram contam, ou preferiram não acreditar, nas declarações do Comissário Econômico da UE, de que a entidade tem como objetivo reforçar o EFSF.Com isso, o pânico se generaliza pelos mercados, sem que sejam analisadas as reais condições políticas e econômicas dos países e de suas verdadeiras diretrizes.
A Ásia, posicionada fortemente em dólar, teme a esperada recessão dos Estados Unidos. A Europa, assustada pelos Estados Unidos, paralisa seus mercados. Os Estados Unidos, paralisado pela Europa, procura aceitar seu rebaixamento.
Enquanto isso abaixo do Equador, ou mesmo estando com alguma coisa para cima, o Brasil comemora, em estado de atenção.
O IPCA do IBGE, referente a julho, ficou estável em 0,16%. Até julho, o IPCA registra alta acumulada de 4,04% e, considerados apenas os últimos 12 meses, a alta está em 6,87%. O INPC mantém-se estável e o Índice de construção civil acumula alta de 4,39% no ano e 6,61% nos últimos 12 meses. Tudo no figurino das medidas macroprudenciais.
 Dada a recessão mundial que se avizinha e o bom comportamento dos preços no Brasil, já começa a se formar o consenso de que o COPOM não sobe mais juros esse ano. O que desanima é que ninguém cogita baixá-lo, por meio da redução das despesas do governo federal.
Se chegássemos agora ao superávit nominal, o real, além de moeda forte, estável e líquida,  seria transformada em moeda de conversibilidade plena. Isso permitiria ao país transformar-se no mais novo e auspicioso centro financeiro regional, para rivalizar-se com Miami e outos grandes centros mundiais.
Impõem-se a redução do custeio nas contas públicas, fechando alguns ministérios, algumas estatais, privatizando as que ainda contaminam nossa eficiência econômica, a redução do quadro de pessoal, preparando os funcionários públicos remanescentes para um novo funcionalismo nacional.
No sábado de manhã, sempre me entusiasmo. Aí exgero as possibilidades, em meus sonhos e devaneios que, sei, não vão se realizar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário