Banner

Translate

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

A semana na Eurásia

"A vida como ela é"
A economia da Zona do Euro terminou a semana sob a ameaça de revisão do rating de crédito da Espanha, anunciada pela Moody’s. Mais uma vez, a Moody’s chega em momento inconveniente. Poderia ter deixado para mais tarde. Vamos ver como ela agirá em relação aos Estados Unidos. A Europa espera pela mesma presteza e disposição de todas as agências.
Na Ásia, o default norte-americano nocauteia os mercados. Não é para menos. As reservas asiáticas estão concentradas em dólar. Durante muitos anos os asiáticos financiaram os déficits dos Estados Unidos. Contra isso, gozaram de amplos privilégios no comércio mundial. Agora, vão conhecer a vida, sem preferências tarifárias.
Lembro-me, de anos atrás. Exportava sapatos para os EUA. A empresa brasileira pagava 30% de tarifa aduaneira e 50%; ou seja, 15%, de sobretaxa. Enquanto isso, um Mitsubishi, top de linha, pagava zero de alíquota. As autopeças japonesas, apenas 2%. É, vai engrossar bastante para a Ásia. O poder aquisitivo do dólar, em reserva, deteriora-se muito rapidamente. Que coisa, heim?
Chineses, coreanos e japoneses “de todo o mundo, uni-vos!”

Nenhum comentário:

Postar um comentário