Banner

Translate

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Pessimismo e desânimo na ata da última reunião do Fed

Nem o Fed acredita em recuperação
no curto prazo
A economia norte-americana continua a não responder aos estímulos de crescimento, por meio dos planos de expansão da liquidez. O mercado de trabalho continua muito fraco e os dados sobre o PIB, após revisão, apontam para um ritmo sofrível de atividade econômica.
Essas conclusões, detalhadas na ata da reunião do dia 9/8, mais parecem preparar o ambiente de negócios norte-americano para a introdução de uma nova orientação econômica em relação à crise atual.
O Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc) do Federal Reserve (Fed) deve trazer novidades em relação a eventuais investimentos públicos, tendo em vista a criação de novas vagas de emprego. Também deve dar apoio decisivo às intenções de Bernanke de não mexer nas taxas de juros dos Estados Unidos.
O documento ainda insistiu em vulnerabilidades da economia a choques adversos, sem definir o que significa essa expressão assustadora “choques adversos”, mas deixou claro que o comportamento do PIB deve ser paulatino e suportado pelas baixas taxas de juros. Portanto, a taxa de desemprego vai manter-se em patamares elevados durante o próximo ano.
Em relação ao mercado de trabalho, o próprio Fed admitiu que a taxa de desemprego permanecerá em níveis elevados, até no final de 2012.
O documento coloca uma pá de cal nas crenças sobre eventuais recuperações. Semeia um clima muito desanimador e leva tanto empresários como consumidores a aprofundar suas estratégias defensivas. O consumo deverão retrair-se e as compras e estoques industriais tendem a ser ainda mais modestos.
Tudo isso em meio a novas pressões altistas sobre os preços aas consumidores e sobre as commodities, que contribuirão para a redução da renda real da população do país.
Só não é possível crer que essa ata, com o teor pessimista de que é portadora, não inspire novas ações do governo central. Dá a entender que as autoridades econômicas já estaria resignadas com cenário recessivo.
Pessoalmente entendo que seja possível esperar pela apresentação de um plano de recuperação econômica, cujo principal elemento de sustentação seja a ampliação dos investimentos públicos, apoiado no conceito de “estado indutor”.
Vamos aguardar e conferir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário