Banner

Translate

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Crise anunciada

Crise chega antes a crédito e exortações
Veículo: Jornal da Tarde   -   Data: 6 de agosto de 2011
Jornalista: LUCIELE VELLUTO
A crise internacional nos Estados Unidos e na União Europeia já dá sinais que não deve deixar o Brasil ileso. Esta semana, a Bovespa acumulou uma queda de 10% por causa das notícias de uma possível recessão dos países que integram a zona do euro. Foi o maior recuo semanal desde 2008.
Com a possibilidade de a situação se agravar, as exportações e o crédito podem ser os primeiros setores a serem atingidos por aqui.
A crise na Europa começou com o aumento do endividamento público de vários países. Na tentativa de aquecer a economia, os governos gastaram mais do que arrecadam e, com isso, se tornaram deficitários.
Para alguns, como Grécia, Irlanda e Portugal, o Banco Central Europeu e o Fundo Monetário Internacional (FMI) já fizeram repasses de recursos, além de exigir uma política de corte de gastos públicos.
No entanto, Itália e Espanha também enfrentam sérios problemas econômicos, como alto endividamento e desemprego. E os rumores que afetaram as bolsas de todo mundo é que o fundo de e 440 bilhões criado pela União Europeia não seria suficiente para socorrer esses países e que se não houver aperto fiscal, a única saída seria o calote.
“Adiante teremos problemas sérios a serem resolvidos. Do lado dos credores, ninguém perdoa dívida. E os governos que gastaram descontroladamente terão que renegociar a dívida, o que também leva a economia mundial a um momento de tensão. Será uma saída dolorosa de qualquer maneira”, afirma David Heidorn Cardoso Dantas, professor de economia da Universidade Metodista.
O professor de economia do Insper e sócio da Tendências Consultoria, Juan Jensen, explica que se a crise europeia se agravar, um dos primeiros setores brasileiros a serem afetados será o de crédito. “Os recursos para serem emprestados aqui vêm de fora. Com a crise do sistema financeiro será mais difícil ter esses recursos e emprestar para o consumidor no Brasil”, explica.
Quanto às exportações, a queda das vendas das empresas brasileiras para outros países por causa de uma crise econômica pode agravar ainda mais os problemas que esse setor vem enfrentando com o câmbio desvalorizado.
“Caso haja corte de vagas no setor exportador, as taxas de desemprego no Brasil poderão ser afetadas”, avalia o professor de estudos de mercado da Fundação Instituto de Administração, Celso Grisi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário