Banner

Translate

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

O presidente da Alemanha não está gostando do jogo

Dívidas Europeias 3:
providências e divergências
Banco Central Europeu está fora da lei.
Christian Wulff, presidente da Alemanha, criticou a política do Banco Central Europeu de comprar dívida soberana dos países periféricos. Segundo ele o BCE ultrapassa seu mandato quando decide comprar de forma massiva dívida de países periféricos. Christian Wulff diz que a autoridade monetária está “procurando problemas no longo prazo” ao fazer estas compras.
Parece óbvio que o presidente está certo. Mas, ficou sem indicar outros caminhos para superação dos problemas atuais. Pediu que o BCE retome rapidamente seus princípios básicos. E concluiu: “considero que a dimensão das compras de obrigações dos Estados por parte do Banco Central Europeu é legalmente questionável.”
É de perceber a falta de unanimidade na distribuição dos valores que não serão honrados pelos países emissores dos títulos.  A Alemanha antecipa, por meio de seu presidente, que não quer ficar com o mico. O problema é que ningém quer e, para isso, existem, no mundo todo, as viúvas. No caso específico, o Banco Central Europeu, Christian.

Nenhum comentário:

Postar um comentário