Banner

Translate

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Banco Central Europeu mantém a taxa de juros

Não há como manter uma política
monetária tão forte
O Banco Central Europeu não mexeu nos juros. Segurou em 1,5 % ao ano. Naturalmente, está prevendo que a economia mundial desacelere e que o risco de inflação reduziu-se muito.
Apesar disso, o BCE dá a entender exatamente o contrário. A crise fiscal européia é grande e medidas dessa natureza já estão em curso. Com a recessão em andamento, não há razões para a política monetária continuar forte. O desemprego está alto e os níveis de investimento e consumo estão muito baixos.
Embora o Banco Central Europeu ainda vocifere, as linhas de financiamento de uma semana, um mês e três meses estão mantidas. Para animar um pouco o mercado, as linhas de crédito de seis meses foram relançadas, dando impulso à liquidez de todo o sistema.
Também não dá para ignorar que a produção industrial da Alemanha recuou 1,1% em junho, em relação ao mês anterior. O PMI de manufaturas desse mês, recuou também naquele país.
A UE está mergulhada em forte recessão. No curto prazo, não há expectativas de recuperação. Para o Brasil, míngua um importante mercado para aquisições de manufaturados e semi-manufaturados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário