Banner

Translate

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Sistema Financeiro sólido

Investir em banco estrangeiro que opera no Brasil é seguro, afirmam economistas
Veículo: Portal  R7   -   Data:  09/08/11
Jornalista:  Raphael Hakime, do R7
Sistema do BC monitora transações e identifica práticas ilegais, o que impede fraudes
Apesar da turbulência que atinge os principais mercados mundiais, como Estados Unidos, França, Itália, Inglaterra e Espanha, aplicar recursos ou manter os investimentos em bancos criados nesses países é seguro, segundo especialistas ouvidos pelo R7. Eles advertem que nenhuma instituição está imune às incertezas econômicas, mas suspeitar da quebra de um banco é algo distante neste momento.
Atualmente, a economia está interligada e, portanto, nem mesmo um banco suíço está blindado, já que ele também aplica em outros bancos, explica Carlos Alberto Widonsck, professor de finanças e economia da Fundação Vanzolini e sócio-diretor da ADN Investimentos. No entanto, ele explica que colocar grana em um banco estrangeiro não é arriscado:
- Não precisa ligar o sinal de alerta se tiver dinheiro aplicado nesses bancos. Não vejo necessidade, porque não é uma crise bancária, é uma crise governamental. Eu não vejo uma crise bancária, de crédito bancário, vejo uma crise de governos. Não estamos falando especificamente do Santander, estamos falando do governo da Espanha; não estamos falando da Banca d’Itália, estamos falando do governo italiano; não estamos falando do Citibank, estamos falando do governo americano. Os bancos não estão tendo problemas [agora].
Celso Grisi, professor da FIA (Fundação Instituto de Administração) e diretor do Instituto Fractal, explica ainda que o governo brasileiro faz exigências muito maiores para um banco estrangeiro se instalar aqui que os BCs de outros países.
- As exigências que o Banco Central brasileiro faz são infinitamente maiores que o que é exigido em outros países. Temos uma alavancagem hoje na casa de 4%, o que é muito seguro. Em segundo lugar, a remessa de dólar para o exterior tem que passar pelo Banco Central. Então, se ele [BC] perceber qualquer número que cause estranheza no sistema bancário, ele interrompe a operação. Portanto, o risco [de aplicar em bancos estrangeiros] é zero.
A alavancagem é um indicador que mostra a capacidade de uma instituição financeira de “girar” dinheiro sem aumentar seu patrimônio liquido na mesma proporção. Quanto maior o grau de alavancagem dos bancos, maior o risco de liquidez da instituição e maior a chance de insolvência, ou seja, quando um devedor não pode pagar as dívidas. Portanto, quanto menor o número, mais segura está sua grana no banco.
Além disso, Grisi afirma que “o Brasil é um mercado muito interessante para os bancos estrangeiros, porque é um mercado em expansão, que se sofisticou e tem como grande vantagem a solidez”.
Para tranquilizar ainda mais quem tem dinheiro em bancos espanhóis ou americanos, por exemplo, Miguel de Oliveira, vice-presidente da Anefac (Associação Nacional de Executivos de Finanças), explica que não existe risco “porque o importante para os clientes é a situação desses bancos aqui dentro, que estão bem capitalizados”.
- Não vejo preocupação para quem tem dinheiro investido nesses bancos. Não há motivo para ter qualquer preocupação.
Futuro brasileiro
Apesar da tranquilidade que os investidores devem ter com
o dinheiro que têm aplicado nos bancos ou ainda vão aplicar, a situação econômica brasileira pode se alterar nos próximos meses e os clientes devem se precaver, segundo Widonsck, que espera reflexos da crise no Brasil em breve, já que o país é basicamente um exportador de matérias-primas básicas (commodities).
- [Essa turbulência] não vai respingar aqui no Brasil? Com certeza, vai. A economia como um todo vai diminuir, vai afetar o balanço dos bancos porque vai diminuir o crédito e as pessoas vão comprar menos. Pode haver uma desestabilização na oferta de emprego, como acontece nos Estados Unidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário