Banner

Translate

terça-feira, 30 de agosto de 2011

A confusão está armada

Tiroteio no sistema financeiro europeu
De um lado o FMI, pedindo socorro ao bancos europeus para evitar uma bancarrota generalizada no Velho Continente. De outro, o Banco Central Europeu, garantindo a saúde do sistema, com base nos chamados testes de resistência, que a instituição patrocinou.
Mas, circula a notícia por toda Europa que o Financial Times teria acessado uma correspondência privada enviada pela Autoridade Europeia de Valores Mobiliários e de Mercados ao Conselho de Normas Internacionais de Contabilidade, alertando para a existência de instituições financeiras que deveriam ter assumido perdas maiores com a exposição à dívida grega. Essas instituições estariam mascarando seus resultados. Deveriam ter reconhecido perdas maiores nos resultados do segundo trimestre desse ano.
Muitos bancos reconheceram uma perda média de 50%, ajustando-se aos preços de mercado secundário, enquanto outros entenderam que as perdas não ultrapassam os 21%.
O Conselho de Normas Internacionais de Contabilidade, de forma felina, ironizou, afirmando que “é difícil acreditar que um investidor esteja disposto a comprar dívida grega com apenas 21% de desconto sobre o valor nominal”.
A maracutaia começou. O momento pede uma rápida ação fiscalizadora para evitar eventuais contágios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário