Banner

Translate

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Alemanha perde força

Não perca de vista a Alemanha
A taxa de desemprego alemã está estável em 6,8%. É o décimo mês consecutivo que a taxa mantém-se estável, desconhecendo todas as intempéries do mundo econômico em 2012.
Entretanto, no mês de setembro, foram, registrados 9 mil pedidos de auxílio desemprego a mais que em agosto. Em agosto, esse número já havia registrado um crescimento de 11 mil pedidos adicionais, em relação a julho. Há seis meses esses pedidos de desemprego aumentam e confirmam o desaquecimento progressivo da economia germânica.
Vale lembrar que grande parte desse desaquecimento pode ser explicada pela queda das exportações alemãs para os demais países europeus e para a Ásia.
Também não se pode esquecer que os dados internos apontam na mesma direção. Na Zona do Euro, os indicadores de confiança, quer dos empresários, quer dos consumidores mostram desempenhos sofríveis. O indicador de Sentimento Econômico está 85,0 pontos nesse mês, contra 86,1 pontos em agosto. Na indústria  veio para de -15,4 para -16,1.
No que diz respeito aos consumidores a situação não é melhor. O índice de confiança reduziu-se para -25,9, em setembro, ante -24,6, em agosto. No mesmo período, as empresas varejistas e os prestadores de serviços registraram queda de -10,8 para -12,0.
Esses indicadores expressam a dimensão da crise vivida pela região e apontam para os riscos de seu agravamento, pela retração da demanda mundial. Com o arrefecimento da Alemanha, os europeus precisam buscar por outras vertentes de crescimento que possam dar sustentação a seus planos de redução dos problemas sociais e políticos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário