Banner

Translate

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Dados bons no Brasil

Inflação, crescimento e confiança
O Índice de Preços ao Consumidor, de agosto, da FIPE, acelerou para 0,27% em relação a julho, mês que havia registrado 0,13%. Dessa vez foram responsáveis principais pela alta os grupos de educação e despesas pessoais. Considerado os últimos doze meses o IPC acumula 4,10%. Não está mau.
O IBGE mostra crescimento de 0,3% na produção industrial no mês de julho, em relação ao mês anterior. Foi uma surpresa positiva que aponta para a aceleração da atividade econômica. O resultado é pífio diante dos 2,9% alcançado no mesmo mês do ano anterior. Entretanto, fica a impressão de que lentamente o país rompe com o longo período de marasmo econômico. Nesse segundo semestre, as coisa podem melhorar em função das medidas já tomadas pelas autoridades monetárias.
Para jogar água na fervura, a Sondagem do Comércio, de agosto, realizada pela Fundação Getúlio Vargas, veio na contramão, mostrando recuo de 4,0% na confiança do empresário do comércio. O indicador alcançou apenas 127,4 pontos. Trata-se de indicador antecedente que sugere certo arrefecimento futuro nas atividade comerciais. Curioso que tenha acontecido apenas agora. Entretanto, a queda talvez possa ser explicada pelo fato de o resultado refletir a média das confianças medidas em junho, julho e agosto, embutindo os desânimos dos dois primeiros meses da série.
Já dá para concluir que vem recuperação por aí. Vamos torcer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário