Banner

Translate

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Lentidão

Acreditar que as taxas de juros voltem
a subir levou á hesitação.
É importante reconhecer que a redução dos juros veio para ficar. Duvidar disso levará agentes financeiros a retardar decisões que podem comprometer seus desempenhos nos próximos períodos. Os aportes de recursos na Caixa e no BB mostram a disposição do governo em definitivamente reduzir o custo do dinheiro no país, visando incentivar a ampliação dos investimentos do setor privado.
Portanto, será importante que os bancos trabalhem nos dois lados de sua equação financeira. As ampliações de receitas não podem ser negligenciadas. Os bancos precisam defender suas bases de clientes do ataque dos concorrentes, evitando o crescimento da portabilidade, o fechamento de contas de atuais clientes, decorrentes do aumento dos custos para sua manutenção, e desenvolvendo novos mercados por meio de estratégias de crescimento.As palavras de ordem estão dadas para os bancos:
1)  Maior urgência nas medidas de redução de custos operacionais. Não há como retardá-las ou amenizá-las.
2)  Disciplinamento para redução do peso que a alta administração exerce sobre os custos nos banco privados.
3)  Redução das estruturas organizacionais, com enxugamento de níveis hierárquicos e ampliação das amplitudes de direção e controle. A melhor alternativa para encaminhar essa medida passa pela redução do número de vice-presidências, diretorias e superintendências.
4)  Revisão dos principais processos da operação bancário.
5)  Intensificação de controles, sempre mais vitais aos bancos, do que a qualquer outra instituição. Importante a unificar e otimizar suas bases de dados.
6)  Redução dos tamanhos das agências, acompanhada da redução do quadro de pessoal em seus centros administrativos.
7)  Acompanhamento mais efetivo do quadro concorrencial, das estratégias competitivas implantadas e do comportamento dos segmentos servidos.
8)  Busca de escalas econômicas, pela ampliação do número de clientes (em forte redução no ano em curso) e pelo aumento dos volumes operados pelos clientes atuais, sem nenhuma expansão das plantas atuais.
9)  Intensificação de esforços de internacionalização em áreas prósperas da América Latina ( México, Panamá, Costa Rica, Colômbia, Peru e Chile) para aproveitamento e reaproveitamento dos investimentos em infraestrutura de TI, sistemas e pessoal.
Do início do proceso de queda da Selic, já se passou tempo demais. Não há mais o que esperar. Sem essas medidas, os resultados da operação bancária estarão comprometidos, as receitas tenderão a se defasar, dado o aperto nas margens dos bancos, sobretudo em ambiente econômica de recuperação moderada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário