Banner

Translate

terça-feira, 4 de setembro de 2012

O mundo, sem novidades

O mundo fez feriado
Nos Estados Unidos, o dia do Trabalho foi comemorado com descanso. E graças a esse feriado, o país parou. O contingente de desempregados não deve ter participado das comemorações pelo dia do Trabalho. Os mercados estiveram fechados.
Na Europa, a divulgação de queda no índice PMI da indústria da Zona do Euro não causou surpresa. Agora são treze resultados sucessivos abaixo dos 50 pontos.
Em consideração, no Velho Continente, apenas a possibilidade de que o Banco Central Europeu venha a comprar os títulos de dívidas soberanas no mercado secundário. Os investidores ficam felizes e comemoraram, pois a medida ajuda a conter o aprofundamento da crise europeia e seu eventual alastramento a outras regiões do mundo.
Na Ásia os olhos estão voltados para Pequim. A dependência dos países asiáticos aumentou muito em relação à China, na medida em que o ocidente aprofundava sua crise. Desse modo, aumentam as expectativas de que o governo chinês venha a anunciar medidas de estímulos à sua economia. Certamente a publicação do índice de gerentes de compras do setor industrial,  em agosto, deve ser decisivo para movimentar a burocracia do país. Afinal o PMI atingiu o menor nível desde março de 2009, caindo dos 49,3 pontos, em julho, para 47,6 pontos, em agosto.
A crença é que venha chumbo grosso por aí.

Nenhum comentário:

Postar um comentário