Banner

Translate

sábado, 8 de setembro de 2012

Brasil na encruzilhada econômica

O dilema inflação versus crescimento
O IGP-DI de agosto, apurado pela FGV, mostra alta de 1,29%. O IGP-Di é o Índice Geral de Preços-Disponibilidade Interna e já havia apresentado alta de 1,52%, em julho. No ano, o indicador está em 6,52%. O indicador assusta, quando tomado os últimos doze meses: 8,04%.
Acresce a isso, a pressão das commodities sobre o comportamento dos preços no curto prazo. Grupos como alimentos levam o Banco Central brasileiro a repensar sua estratégia de continuar baixando a taxa básica de juros da economia brasileira. Por outro lado, as perspectivas de crescimento no curto prazo ficam reafirmadas e já se manifestam no recorde da produção de veículos e na queda dos estoques nos pátios das montadoras e das concessionárias.
A produção mostra responder à menor carga tributária e sugere a necessidade de ampliação das desonerações de forma horizontal.
O IBGE trouxe outras duas notícias. A produção agrícola estimada para 2012 é de 164,5 milhões de toneladas, representando um crescimento de 0,7% em relação ao previsto em julho e 2,8% acima de 2011. A agricultura tem contribuído decisivamente para economia nacional, mas o desejável seria uma rápida recuperação dos manufaturados em nossa pauta exportadora, para reduzir a dependência brasileira aos mercados das commodities.
O fato decorre de elementos relacionados à baixa competitividade brasileira, já suficientemente diagnosticada e discutida. Essa fragilidade nacional fica mais uma vez publicamente exposta pelos dados da Pesquisa Industrial Mensal – Regional, do mês de julho, levada a cabo pelo IBGE.
A pesquisa revela queda na produção da indústria brasileira em nove das 14 regiões amostradas: São Paulo, com queda na produção industrial de 0,7%; Minas Gerais, com redução de 0,2%, enquanto o Rio de Janeiro expandiu-se em surpreendentes 4,6%, junho.
Por fim, merece comemoração a notícia da redução do protecionismo nacional. O número de produtos protegidos pelo comércio exterior brasileiro está em queda e referem-se a produtos cujas quantidades exportadas é de menor relevância.

Nenhum comentário:

Postar um comentário