Banner

Translate

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Espanha na alça da mira

Hoje é dia de tourada, na Espanha
O governo espanhol conseguiu aprovar sua proposta de orçamento para próximo ano, reduzindo o déficit público para 4,5%, frente aos 6,3% previstos para 2012. A proposta de orçamento prevê um corte de despesas na casa de 7% e uma elevação das receitas do estado em 4%.
A aprovação agradou aos agentes econômicos e, evidentemente, não foi é bem recebida pela população que vê um excesso de austeridade, praticado em período muito estreito de tempo.
Os salários a serem pagos pelo estado espanhol foram congelados e os gastos ministeriais foram reduzidos em 8,9%. Para aliviar a tensão e conseguir a aprovação, o governo ampliou o pagamento  de  benefícios  previdenciários. Como no Brasil dos velhos tempos, a maior pressão virá dos pagamentos dos juros de sua enorme dívida pública.
O receituário seguido para tudo isso foi o de Bruxelas. Isso abre um interessante espaço para a Espanha recorrer ao Fundo de Estabilização Europeu, evitando condições mais severas para a concessão dos recursos que vier a pleitear.
A aprovação do orçamento veio em boa hora. O país está passando por mais uma rodada de revisão da classificação de riscos de seus títulos soberanos. A Moody’s pode entender que embora o teor recessivo, a peça orçamentária embute a disposição das autoridades em praticar níveis de austeridade compatíveis com o saneamento do estado espanhol, no longo prazo.
É bom ter presente que a exposição dos bancos ao setor imobiliário estará também sendo avaliada, para identificar, em vários cenários alternativos, as necessidades de capital a que esses bancos estrão submetidos nos próximos períodos.
Em outras palavras, hoje é dia de tourada, na Espanha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário