Banner

Translate

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Existe uma sucessão necessária de fatos na economia

Cuidado ao analisar o desempenho da economia norte-americana. Ele pode ser melhor que o anunciado até agora
Primeiro cresce a liquidez, que estimula a demanda. A demanda aumento o volume de crédito que, por sua vez, retroalimenta a demanda. Em seguida cresce aos pedidos / encomendas industriais. A produção cresce, por um tempo. Esse crescimento vai ocupando a capacidade ociosa das empresas industriais, mas não é suficiente para aumentar significativamente o nível de emprego ou de reduzir o nível de desemprego e seus respectivos seguros.
Liquidez mantida e crédito garantido impulsionam a demanda até o ponto em que a indústria começa a contratar. Enquanto isso, a oferta se manterá inferior à demanda que está sendo altamente estimulada e, portanto, surgem alguns sinais de inflação na economia. É o sinal de que a recuperação começou.
As previsões revistas para a economia dos Estados Unidos já falam em crescimento de até 4% ao ano. No Brasil, o esforço tem o sentido contrário e também está seno bem sucedido. Enxuga-se a liquidez, se reduz empréstimos e a demanda cai. A indústria começa a desacelerar e a ociosidade pedirá a redução do nível de emprego. Os preços tendem a se estabilizar. Garante-se a estabilidade monetária e o crescimento será menor. O crescimento do PIB deve ficar entre 4% e 4,5%.
Tratam-se de dois ajustes dolorosos e que pedirão grande atenção do governo em relação aos movimentos internos e externos da economia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário