Banner

Translate

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Mundo, vasto mundo

Uma rima longe da solução
O continente europeu também começa a se animar e isso acontece no momento em que momento o norte da África e o Oriente Médio se incendeiam. O euro se desvaloriza lentamente, melhorando a competitividade da região. A Alemanha continua sua recuperação acelerada.
Na Ásia, o aumento das tensões geoestratégicas nos últimos dias imobiliza investidores. A China, embora todas as medidas monetárias tomadas recentemente, continua a crescer em ritmo superior ao potencial de crescimento de sua economia. A inflação permanece ameaçando a sustentabilidade da expansão. Alguns sinais captados na internet já deixam entrever a existência de descontentamentos entre as populações mais jovens. Também já se identificam pessoas e instituições dispostas a organizar movimentos assemelhados aos ocorridos no mundo mulçumano.
Quanto nos chegam, as notícias dão conta de uma forte repressão imposta pelo Governo de Pequim.
As insatisfações parecem realmente afastadas de aspectos ideológicos ou religiosos. As aspirações por novos padrões de consumo, assim como a busca por maior liberdade individual e de expressão somam-se ao desejo de autodeterminar os próprios destinos pessoais. Na base de tudo está o inconformismo com tamanhas desigualdades entre os seres humanos. Mas, vale imaginar que o problema pode produzir manifestações por uma extensa área da Ásia. Veja o mapa a seguir:

Nenhum comentário:

Postar um comentário