Banner

Translate

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Isso é que é volatilidade

Petróleo cai após alta de juros na China
Apenas a perspectiva de aumento da taxa de juros na China foi o suficiente para o petróleo iniciar um movimento de queda de seus preços. Em Nova York perdeu quase 1%, depois da China ter aumentado a taxa de juro.
O West Texas Intermediate, negociado no mercado norte-americano, continua hoje seu movimento de baixa, cotado a 86,73 dólares, por barril.
Em Londres, o Brent, que serve de referência para a Europa, inverteu sua a tendência de alta. O barril de petróleo, que estava acima dos US$ 100,00, rompeu com esse nível de preços e já está abaixo dos US% 99,00.
A China subiu a taxa de juro de referência mais uma vez. Aumentou-a em 25 pontos base, pela segunda vez no espaço de um mês, para controlar a inflação.
No mercado, os investidores reagiram de imediato. Os preços do petróleo caíram, diante da perspectiva de que com um menor crescimento haverá redução das importações chinesas. Esses preços de matérias primas podem voltar a subir, caso a recuperação norte-americana venha a se confirmar.
Mas podem continuar a cair, se faltar consistência ao crescimento da demanda na economia dos EUA. Coisa curiosa, pois essa demanda, que expressa a recuperação, foi estimulada pelo aumento do crédito rotativo dos cartões. Se a inflação por lá retomar, o governo norte-americano será pressionado a suspender sua política de afrouxamento monetário quantitativo e, pior, subir o juros básico da economia. A demanda arrefece e o petróleo volta a cair.
Isso é que é volatilidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário