Banner

Translate

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Mercados respondem às instabilidades políticas

Egito, preço de petróleo e temores pela generalização do conflito imobilizam
a Europa e a Ásia
Ibovespa continua em queda. Agora já está em 66.574. A perda em janeiro foi 3,94%. O giro diário de ontem esteve abaixo do esperado: apenas R$ 5, 82 bilhões. Em síntese, baixa demanda pelos papéis e preços em queda. Não se trata de tendência, mas da exacerbação dos receios em relação aos conflitos no mundo árabe. Petróleo em US$ 101,00 assusta investidores e põe em questão a capacidade de pagamento de países da Europa. Energia deve continuar pressionando a inflação.
Nos Estados Unidos, os mercados fecharam em alta, refletindo o otimismo com os indicadores econômicos dados a público. O índice de atividade dos gerentes de compras de Chicago alcançou 68,8 pontos, em janeiro. Isso significa que a indústria e o comércio preparam-se para um maior nível de consumo.
Na Europa, o Egito impede uma reação do mercado. Com petróleo mais caro e a possibilidade de uma generalização do conflito, os agentes econômicos permanecem imobilizados. Os mesmos temores fizeram as bolsas asiáticas caírem.
Instabilidades como atuais no Oriente Médio já nos deixaram lições amargas. Investidores preferem ficar longe delas. Decisões financeiras devem aguardar por um visão mais clara dos acontecimentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário