Banner

Translate

terça-feira, 17 de julho de 2012

Jogando para cumprir tabela

Foi um lamentável espetáculo de análise, desacompanhado de ações corretivas
A fala semestral do presidente do Fed é tradicionalmente, nos Estados Unidos, um anúncio de novas direções ou de propostas para tratar do estado futuro da economia local.
Quando isso não acontece, melhor seria não haver o pronunciamento, pois a ausência de decisões aponta para a fragilidade da instituição financeira em oferecer respostas ao ambiente. Os investidores, em linguagem coloquial, “perdem o rumo de casa”, e passam a reagir contando com a vulnerabilidade do governo e reconhecendo a necessidade de assumirem posições defensivas. Foi o que aconteceu hoje, após o pronunciamento de Ben Bernanke.
Nenhuma decisão foi tomada, rumos não foram apontados, e apenas algumas intenções foram reafirmadas. "Agir, se necessário" foi a evasiva encontrada para mostrar uma determinação inexistente.
Parece mesmo não ser necessário fazer nada. Mesmo diante de uma economia cujo crescimento é excessivamente lento para reduzir o desemprego. O Produto Interno Bruto dos do país expandiu-se apenas 1,9%, nos primeiros três meses do ano se comparado ao primeiro trimestre do ano anterior. O segundo trimestre parece ter sido ainda pior. Ao final do discurso, o mundo não sabe se haverá, ou não, uma nova rodada de estímulo monetário.
Diante do Comitê Bancário do Senado, Benanke afirmou que a recuperação do país estava sendo reprimida por condições financeiras apertadas devido à crise da dívida da zona do euro e as incertezas sobre a política fiscal norte-americana. Nada de anunciar a aguardada terceira rodada de aquisições de títulos, conhecida como quantitative easing, para dar liquidez à economia. Voltou a falar sobre o óbvio, reconhecendo o ritmo lento do avanço na redução do desemprego e os riscos para o crescimento econômico.
Bernanke afirmou ainda que a recente deterioração no mercado de trabalho sugere que a taxa de desemprego de 8,2 por cento do país irá se reduzir muito gradualmente, admitindo pela primeira vez que isso não pode ser explicado apenas através de fatores sazonais.
Por fim, repetiu seu alerta às autoridades sobre a importância desenvolver um plano crível de longo prazo para reduzir o nível da dívida do governo dos EUA.
Bernake, por fim, reconhece que além de incertezas relacionadas à política fiscal, a economia está sendo restringida pelo aperto das condições de empréstimos para algumas empresas e consumidores.
Enfim, o presidente do Fed trocou passes no meio de campo e jogou para os lados. Fez isso não para ganhar tempo, mas para tentar ganhar o jogo, e disputar a final.

Nenhum comentário:

Postar um comentário