Banner

Translate

sexta-feira, 13 de julho de 2012

A vida com juros baixos


A discussão do momento é a
remuneração da renda fixa
Com juros altos não há razões para encarar o risco da renda variável. Mas, com juros baixos, estar ligado a uma proporção do CDI, investindo no prazo curto, pode sequer preservar o valor real do patrimônio, ou remunerá-lo muito modestamente.
O investidor brasileiro terá que admitir a necessidade de correr riscos maiores para obter retornos mais altos. Sobrará, então, a Bovespa. Ações e debêntures virarão a “bola da vez” e, como se sabe isso exigirá a recuperação da economia nacional.
Deixando de lado o otimismo, o potencial de crescimento brasileiro poderá nos levar ao patamar de 3,0 até 3,5% ao ano.Taxas maiores não devem ser esperadas.
Embora nossas vantagens, como país, não sejam desprezíveis, será necessário lembrar que os problemas de carga tributária, de legislação trabalhista, de logística, somados aos das reformas necessárias, limitam nossa expansão de maneira irremediável. Nesse quadro, a Bovespa pode ser a melhor alternativa para atender a necessidade de aplicadores e tomadores de recursos. Em termos das aplicações, a renda variável, em cenários de crescimento mais intenso, trará bons retornos, sem comprometimento da liquidez e da segurança.
Os próximos anos pedem a inversão da lógica atual. Vamos para um ambiente onde juros e inflação estarão se aproximando dos padrões internacionais.
Outros países da América Latina têm crescido muito mais que o Brasil nesses anos, embora estejam submetidos ao mesmo ambiente econômico restritivo internacional. Portanto, as variáveis mais limitantes acham-se relacionadas muito mais fortemente a fatores internos.
É inegável que o mundo está em desaceleração. Os Estados Unidos devem crescer perto do de 1,5% neste ano. A economia na Europa está anêmica e o Japão parou. A China não sinaliza que ultrapassará os 8,0% de crescimento anual e deve reduzir, por isso, suas importações das commodities brasileiras. Os impactos sobre os preços já preocupam os resultados de nossas contas internacionais.
Quem quiser ganhar mais em suas aplicações financeiras não terá outra alternativa diferente da Bovespa. É bom começarmos a nos familiarizar com novos critérios de investimentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário