Banner

Translate

terça-feira, 24 de julho de 2012

Pegaram a veia da Europa

Não há bolsa no mundo que aguente
A agência de classificação de risco Moody's reduziu a perspectivas do rating soberano "AAA" da Alemanha, Holanda e Luxemburgo, de estável para negativa. Pode ser um golpe forte no mercado financeiro.
Para justificar o rebaixamento, a agência de classificação de risco alertou que esses países podem sofrer pressões adicionais para aportar novos socorros aos Estados endividados da Eurozona, como Espanha e Itália. Também alertou para os riscos crescentes da Grécia sair a zona do euro, desencadeando “uma série de choques no setor financeiro”.
A admissão desse risco traz de volta a necessidade de as autoridades europeias terem que ampliar os recursos na eventual operação de manutenção do país no quadro da união monetária.
A agência confirmou ainda o rating "AAA" e a perspectiva estável para a Finlândia. A Moody’s entendeu que esse país é menos atingido por contágios financeiros, de vez que seu sistema bancário é pouco exposto às flutuações externas e que suas relações comerciais são relativamente limitadas com o restante da Zona do Euro.
A agência já havia penalizado, no início do ano, a França e Áustria, colocando-as em perspectiva negativa.
Vamos ver os estragos que a Moody’s provocará nos mercados financeiros com suas avaliações, nos próximos dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário