Banner

Translate

sexta-feira, 6 de julho de 2012

A beleza da economia é sua aparente inconsistência

O desafio de reconciliar os dados
à busca de entendimento
O IGP-DI de junho desacelerou forte. Caiu de 0,91 em maio para 0,69%, em junho. A inflação está controlada, o que acalma o mercado. Mas a queda é tão grande quanto à retração econômica e isso assusta, pois a deflação pode chegar logo.
Vejam, os dados da inflação de hoje que o IBGE apurou para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA): subiu 0,08 por cento em junho. No acumulado de 12 meses até junho, o IPCA avançou 4,92%, aproximando-se do centro da meta oficial de inflação do governo, de 4,5% ao ano. A alta dos preços vêm dando sinais de arrefecimento há algum tempo, como mostraram vários indicadores de inflação e, sinceramente, já sinalizam para a deflação.
O IBGE informa que a safra agrícola projetada para 2012 é de 160,7 milhões de toneladas, com alta de apenas 0,3% em relação ao estimado no mês anterior. Como se sabe, a estiagem no sul do país deixou esses agricultores do país bastante endividados.
Para a safra 2012-2013, mesmo com a ampliação do crédito agrícola anunciado nessa semana, resta saber a disposição desses agricultores em assumir novos riscos. É bem verdade que terras e máquinas não podem ficar ociosas e a opção de não plantar não seria a solução. Portanto, a ordem é endividar-se ainda mais, para combater a dívida anterior.
Nos Estados Unidos, o setor privado criou 176 mil empregos, em junho. Isso foi muito além do que esperavam os analistas. Os pedidos de auxílio desemprego da semana cairam pela primeira vez em muito tempo. A redução equivale a 14 mil pedidos a menos, em relação ao último dado. Foi uma beleza, mas o indicador de atividade do setor de serviços no país reduziu-se. Uma contradição curiosa, sugerindo que os empregos criados tenham relação maior com as exportações norte-americanas e menor com a demanda interna. Mas, é cedo para concluir, pois os dados do comércio externo ainda não estão disponíveis. Portanto, o jeito é conviver com as inconsistências aparentes até o momento em que possamos explicá-las. Só para semear mais dúvidas, os estoques de petróleo caíram também de forma inesperada, naquele país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário