Banner

Translate

quinta-feira, 26 de julho de 2012

O mundo ontem

Frustrações, promessas e expectativas
Frustrações: As vendas de novas casas é um indicador sempre esperado nos Estados Unidos. Desempenhos positivos nesse setor trazem muito ânimo aos mercados. Mas, ontem, as vendas de casas novas de junho apresentaram queda de 8,4% em relação ao mês anterior. As pessoas físicas demonstram com isso sua aversão a assumir compromissos de longo prazo. Parecem não confiar nas suas rendas futuras.
Outro número muito esperado é o Estoque Semanal de Petróleo. Quando os estoques caem, de modo geral, admite-se que a economia esteja com um ritmo de atividade mais intensa, demandando energia em maior quantidade. Claro que isso é apenas uma consideração inicial, pois é preciso acompanhar o ritmo da produção que, de modo geral tem uma certa regularidade, tornando crível a hipótese inicial. Os estoques de petróleo nos Estados Unidos acumularam 380 milhões de barris, na terceira semana julho. Esse estoque é considerado excessivo. Reflete o baixo crescimento do país e sinaliza para a redução da produção.
Promessas: No ar paira a promessa de Bernanke sobre a prontidão do Fed para produzir novos estímulos à economia.
Medidas monetárias revelaram-se apenas paliativas. Na Europa, foi a vez de Ewald Nowotny, membro do Conselho do Banco Central Europeu, salvar o mundo com seu discurso em tom decisivo. Deixou claro (com o dinheiro dos outros) que o fundo permanente de ajuda à Zona do Euro (ESM) poderia receber uma permissão para tomar empréstimos do Banco Central Europeu. Quis dizer ao mercado que dinheiro não faltará. Parece até que o Banco Central é dele.
Expectativas: o mundo todo espera pela divulgação de dados sobre o crescimento do PIB do país. A saída poderia se dar por aí, entendem.

Como se na China não houvesse inflação, queda de renda, desemprego e falta de investimentos. Claro que precisamos ser esperançosos e, por que não, sonhadores? Entretanto, a realidade e as condições fáticas, em economia, sempre limitam nossa imaginação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário