Banner

Translate

quarta-feira, 4 de julho de 2012

Jeitinho brasileiro na Europa?

Mecanismos de resgate começam a ser definidos na Europa
Líderes europeus decidiram que os empréstimos deverão ser realizados prioritariamente pelo fundo EFSF - Fundo Europeu de Estabilidade Financeira - e só depois pelo do ESM - Fundo Europeu de Estabilidade. A decisão também retira do ESM o direito de preferência aos recebimentos de credores insolventes. Ou seja: o mico fica para os dois mecanismos e não só para o EFSF, em caso de quebra.
Mais interessante ainda é que a decisão permitirá que ambos os fundos de resgate façam seus empréstimos diretamente aos bancos espanhóis para recapitalizá-los, sem aumentar a dívida soberana espanhola. E é nessa direção que se pensa reestruturar a dívida irlandesa. Ao decidir dessa maneira, os líderes europeus promovem uma distinção entre resgate a bancos do país e resgate ao próprio país.
Em relação aos países, os fundos do ESM e do EFSF poderão comprar títulos da dívida de países, produzindo a redução das taxas de juros pagas por eles no mercado financeiro. As dívidas crescedrão mais devagar, abrindo espaços fiscais para ações voltadas à recuperação econômica.
As decisões são marcadas por uma capacidade criativa de dar inveja ao "jeitinho brasileiro" de solução a problemas e impasses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário