Banner

Translate

segunda-feira, 2 de julho de 2012

Mudando o foco

Com a Europa “dando um tempo”,
vamos olhar para a China
O crescimento chinês continua desacelerando. As exportações continuam em queda. Mais uma vez nesse ano, o país aponta para a redução na expansão do emprego. O ano é de transição política e prevê mudanças de grande expressão no cenário do país. Já há quem aposte no PIB crescendo em torno de 7,5%.
A desaceleração chinesa está refletindo uma retração econômica multisetorial, resistindo à ampliação dos investimentos públicos em infraestrutura e à flexibilização de sua política monetária, que controla juros e expande o crédito.
O que parece haver acontecido é que todos os estímulos até agora oferecidos par o crescimento chinês não foram suficientes para substituir as perdas de quantidades vendidas ao mercado externo. Europa e Estados Unidos, imersos em suas respectivas crises, reduziram suas compras, revelando a dependência chinesa ao mundo capitalista. As perdas dessas vendas deixam imaginar que o protagonismo do país deve aumentar na OMC. A delegação da China tem sido passiva e silente nas questões levadas à OMC. Tudo favorecia o país. Isso já não acontece mais e as disputas por mercados agravaram-se com a retração da demanda internacional.
Daqui para frente, A China, como o Brasil, precisarão colocar seus pesos sobre as próprias pernas e, portanto, em ambos os casos o crescimento vai estar associado à consistência e à propriedade de suas políticas fiscais e de medidas pontuais, com efeitos contra-cíclicos localizados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário