Banner

Translate

quinta-feira, 19 de julho de 2012

Olhando pela fechadura

Sai hoje a Ata do Copom.
Especialista vão às entrelinhas.
Sai hoje a ata da reunião que trouxe a Selic para 8% ao ano. Os analistas, espreitando atrás das cortinas, buscam identificar a disposição dos conselheiros em continuar reduzindo o juro básico da economia nacional.
Há quem faça figa para que a taxa não venha mais abaixo, mas o ritmo da economia ainda está muito aquém daquilo que as autoridades econômicas desejam para o país. Ademais, estamos em momento pré-eleitoral e uma redução dos juros poderia estimular o crescimento brasileiro, dando combate ao desalentador cenário internacional. Tudo isso estaria incentivando novos cortes.
Por outro lado, a inflação pode trazer algum sobressalto aos preços no atacado no mês de julho, conforme as previsões mais recentes, argumentam os homens de dedos cruzados. Aos espirros, provocados pelo pó das cortinas, sentenciam que os efeitos da política monetária são invariavelmente defasados e que qualquer nova redução de 0,5% na Selic só produziria efeitos no primeiro trimestre de 2013.
Dias atrás, alguém me repetia que “se macumba resolvesse, o campeonato baiano acabava empatado”. Então, podem descruzar os dedos e parar de espirrar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário