Banner

Translate

sexta-feira, 20 de julho de 2012

A Ata lança palavras ao vento

Confiantes ou desatentos?
A Ata do COPOM pecou pelo otimismo na avaliação da inflação no Brasil à busca de elementos que possibilitem novas reduções da taxa básicas de juros no Brasil. Publicada ontem, a ata faz crer no absoluto controle da inflação atual, seja pela crença exagerada na deflação internacional, seja pela intensidade da retração interna.
Convém, entretanto, colocar atenção em alguns indicadores. Na 2ª prévia do mês de julho, o IGP-M que já havia apresentado alta de 0,63% em junho, registrou alta significativa de 1,11% nessa tomada.
O aumento decorre do comportamento dos três subíndices que formam índice:
1)  o IPA-M (Índice de Preços ao Produtor Amplo-Mercado), com alta de  1,45%. Os preços dos Bens Finais avançaram 1,03 %, contra 0,10 % anteriormente. A maior contribuição para esta aceleração foi do combustíveis, cuja taxa passou de -0,23 % para 5,15 %.
No segmento Bens Intermediários, houve aceleração para 1,45 %, ante 1,15 %. A principal contribuição partiu do subgrupo Combustíveis e Lubrificantes para a produção, cuja taxa passou de 0,41 % para 2,48 %.
O índice de Matérias-Primas Brutas apresentou variação de 1,93 %, contra 0,63 % no mês anterior. Os itens que mais influenciaram foram a soja em grão, de 2,64 % para 11,04 %, o milho em grão, de -3,98 % para 1,55 % e bovinos, de -0,76 % para -0,03 %.
2)  No varejo, o IPC-M (Índice de Preços ao Consumidor-Mercado), também apresentou alta de 0,23%. As principais contribuições para esse resultado vieram dos grupos Alimentação, de 0,55 % para 0,88 % e Transportes -0,80 % para -0,46 %.Também foram registrados acréscimos nas taxas de Habitação de 0,11 % para 0,23 %, Educação, Leitura e Recreação, de -0,16 % 0,18 % e Comunicação, de -0,02 para 0,10 %.
3)  INCC (Índice Nacional de Custo da Construção – Mercado), cuja alta foi de 0,91%. O índice relativo a Materiais, Equipamentos e Serviços registrou variação de 0,54 %, ante 0,31 % no mês anterior. O custo da Mão de Obra subiu 1,26 % na segunda prévia de julho, ante 2,81 % no mesmo período do mês anterior.
Hoje é dia de divulgação da Sondagem da Indústria, com o resultado do IPCA-15 (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo – 15) e seu comportamento pode reforçar a tendência de alta dos preços identificada nos indicadores anteriores.
Portanto, melhor teria sido o COPOM ter se manifestado de forma mais cuidadosa e não ter apostado na argumentação única de que a inflação está em hibernação. Vejo com preocupação a notícia de que o faturamento dos supermercados aumentou. Isso significa uma ampliação do consumo que poderá trazer novas pressões sobre os preços. Vejo também outras pressões vindas dos produtos agrícolas, sobretudo milho e soja. Para breve, termos o aumento nos combustíveis.
A prudência, nesse instante, recomendaria um período de acomodação nas reduções da Selic, para não ter, em futuro próximo, que reverter decisões anteriores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário