Banner

Translate

sexta-feira, 27 de julho de 2012

Não é por aí

Empresas têm objetivos próprios
que precisam ser respeitados
Depois de criminalizar agricultores e lançar banqueiros à execração popular, o governo federal resolveu punir as empresas de telecomunicações. Agora, ameaça as montadoras, afirmando que as desonerações foram oferecidas contra a manutenção do nível de emprego. Fico pensando, então, tratar-se de algum arranjo cartorial, beneficiando grupos privados, e não de uma política anticíclica, como havia sido anunciado.
Chantagem populista, outra vez?
O governo vai cobrar das empresas que recebem incentivos fiscais a manutenção de empregos.
Demissões em montadoras que receberam desonerações tributárias, não devem ser tomadas como um rompimento a pactos dessa natureza, mas fazem parte da vida empresarial, no momento em que o ambiente econômico impuser restrições às remunerações dos capitais investidos. Ferir essa lógica afugenta capitais.
Institucionalmente, o governo não tem sido feliz em suas decisões ou, pelo menos, na forma de encaminha-las. Rivaliza-se com os capitais e altera o quadro normativo de maneira a gerar imprevisibilidades e incertezas.
Reduzir ou ampliar o IPI para automóveis não pode ser tomado como premio ou punição à indústria automotiva. Deveria incorporar-se à política industrial de governo, não devendo, portanto, estar flutuando ao sabor das vontades individuais. Vivemos tempos de autoritarismo econômico que negam o livre mercado e a livre iniciativa. Autoritarismo aprendido em passado recente, nas militâncias e combates marcados pelo arbítrio de poucos. São comportamentos que, aprendidos com os algozes, passam a ser reproduzidos pelas vítimas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário