Banner

Translate

sexta-feira, 6 de julho de 2012

Bovespa recupera-se rápido, mas sem consistência

Capitais estrangeiros resistem
às tentações da Bovespa
É a quinta sessão consecutiva de alta no Ibovespa. As sucessivas altas sugeririam que o capital estrangeiro está voltando ao Brasil, à busca de ativos com preços muito convidativos?
Ontem, a alta foi de pouco mais de 0,5%, fechando aos 56.379 pontos. A aversão ao risco-Brasil pode apresentar quedas, mas convém ter presente que a retração da economia nacional ainda não deu sinais de arrefecer e, portanto, as possibilidades de crescimento dos mercados encontram-se severamente limitadas. As grandes montadoras, por exemplo, abriram planos de demissões voluntárias, de redução de jornadas e suspensão temporária de trabalhadores.
Imaginar, portanto, uma recuperação mais forte do Ibovespa parece otimismo em excesso.
A impressão que fica do dia de ontem é que o volume girado ainda é muito baixo. Foram apenas R$ 6,3 bilhões em negócios, reforçando a convicção de que os capitais estrangeiros estão mesmo de férias do país. A ação mais presente nas negociações foi a Petrobras.
Dando suporte à conclusão de que ainda é muito cedo para admitir consistência à volta dos estrangeiros ao mercado brasileiro, o dólar, que oscilou muito durante a quinta-feira, apresentou-se em queda de 0,2%, fechando cotado a R$2,027.

Nenhum comentário:

Postar um comentário