Banner

Translate

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Demanda de petróleo deve subir

Sou contrário a advinhações. Mas,
a demanda e o preço do petróleo vão subir. Isso "puxa" o preço do dólar, mais à frente.

1a. evidência: os preços do petróleo encerraram a sessão desta segunda-feira em alta no mercado internacional. O preço do barril de petróleo do tipo WTI, com vencimento em janeiro, fechou com crescimento de 0,1%, vendido a US$ 77,55 na Bolsa de Mercadorias de Nova York. O barril do tipo Brent, com vencimento em janeiro, registrou expansão de 0,5%, negociado a US$ 77,59 no ICE Exchange de Londres.
2a evidência: o crescimento da China baterá os 10% neste trimestre, em relação ao mesmo período de 2008. No primeiro trimestre de 2010, deve expandir-se mais fortemente, segundo o governo chinês, com inflação contidqa em 3%, no próximo ano. O Produto Interno Bruto (PIB) chinês cresceu 8,9% no terceiro trimestre e o índice de preços ao consumidor caiu 0,5% em outubro. No mínimo, tudo está muito coerente com as previsões.
3a evidência: Na zona do Euro, tudo melhora mais rapidamente do que prevíamos. O índice gerente de compras da atividade industrial nos 16 países que compõem a zona do euro marcou 51 pontos em novembro deste ano, contra 50,7 pontos em outubro. Pontuação acima de 50 pontos indica expansão do setor.
4a evidência: Dos Estados Unidos chegam notícias animadoras. Um grupo de economistas de empresas dos Estados Unidos elevou suas previsões para o crescimento econômico do país no ano que vem, mas previu que o desemprego seguirá elevado, segundo pesquisa divulgada hoje.A Associação Nacional de Economistas Empresariais estima que o Produto Interno Bruto (PIB) norte-americano crescerá 2,9%, acima da estimativa de outubro de 2,6%. Para 2009, os economistas preveem contração de 2,4%, uma ligeira melhora ante o cenário de queda de 2,5% de outubro. O desemprego deve manter-se na média de 10% do quarto trimestre deste ano até o segundo de 2010, para depois cair a 9,6% até o fim do ano que vem.
Conclusão: a demanda por petróleo deve aumentar consideravelmente e seus preços devem subir. Consideravelmente, também.
Petróleo é pago em dólar. Portanto, a pressão, no médio prazo, é altista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário