Banner

Translate

domingo, 15 de novembro de 2009

A Oracle resolve encarar

Agora a coisa é para profissionais

Tenho insistido muito nas questões antitruste. Ressalto sempre os danos da concentração, embora reconheça também alguns de seus benefícios em determinadas circunstâncias. Insisto junto aos executivos para posições mais modernas a serem compreendidas e negociadas com base em novos critérios,  até para evitar danos a sua vida pessoal. Concentração é algo que traz os piores malefícios a fornecedores, empregados, distribuidores e consumidores. Todos terão suas oportunidades reduzidas, seus ganhos diminuidos ou seus preços comprimidos.
Vejam o embate do momento no Além-Mar. A Comissão Européia anunciou que se oporá as intenções da Oracle em  adquirir a Sun Microsystems, pela bagatela de US$ 7,4 bilhões, alegando a redução da competição no mercado de bancos de dados, uma vez que a Oracle passaria a ter uma posição dominante nesse mercado, com a da aquisição do banco de dados de código aberto MySQL, da Sun. A Oracle decidiu contestar as alegações do órgão executivo da União Europeia.

Fala a seu favor a manifestação favorável, com autorização para proceder à aquisição, do Departamento de Justiça dos Estados Unidos. Acentue-se que a autorização foi obtida já no governo Obama, cujas promessas de campanha eram a de endurecimento em questões dessa natureza, sobretudo quanto às concentrações na área de tecnologia. A UE vai ter que decidir. De um lado seu órgão executivo dizendo não, de outro a contestação da Oracle. Saia justa.
Olhem só a Oracle: "planeja opor-se  de forma vigorosa às acusações da Comissão Europeia".Acredita ter provas esmagadoras contra as alegações do órgão regulador. "Dada à falta de qualquer teoria crível ou evidência de prejuízo para a concorrência, estamos confiantes de que acabaremos por obter a aprovação incondicional da operação". " Os conhecedores de software de código aberto entendem claramente as razões do MySQL ser open source: ele não pode ser controlado por ninguém. Esse é o ponto principal de um software código aberto".
Naturalmente , o arrazoado não para por aí. Coisa de profissional. Mas há que lembrar à Oracle, que esse negócio de um open source não poder ser controlado por ninguém, não é bem assim. De modo geral, há que se ter uma dimensão razoável para uma investida nesse mercado. É aí que a roda pega. Os que apresentam essa dimensão são muito poucos e a Comissão Européia não quer esse número reduzido, ao contrário, gostaria de vê-lo aumentar.
Não sou otimista com o pleito da Oracle.

Nenhum comentário:

Postar um comentário