Banner

Translate

segunda-feira, 30 de novembro de 2009

“Taxa de juro deve subir em abril”

ENTREVISTA CELSO GRISI
 Economista e professor da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP)
Veículo: Brasil EconômicoData: 27.11.09
Para o professor, expansão do crédito, emissão de moeda e injeção de recursos do 13° salário vão pressionar a inflação.
É consenso no mercado que a taxa básica de juro Selic vai voltar a subir no ano que vem. Muitos analistas acreditam que isso deve ocorrer no segundo semestre. O economista Celso Claudio de Hildebrand e Grisi, professor da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP) e presidente do Instituto de Pesquisa Fractal, acredita, porém, que fortes pressões inflacionárias vão fazer com que o Banco Central suba a taxa já no primeiro semestre.
Por que o senhor acredita que os juros vão subir no primeiro semestre de 2010?
Por conta de três fatores que vão pressionar as taxas de inflação, que será solucionada com política monetária. Primeiro, o crédito está se expandindo. Segundo, o Banco Central está emitindo moeda para comprar dólares. Terceiro, haverá uma injeção de R$ 182 bilhões na economia com o 13° salário. O mercado está irrigado demais.
Como está a expansão do crédito no Brasil?
Na pessoa física, está sendo impulsionado pelos créditos consignado. No tocante as empresas intensificaram-se os empréstimos para capital de giro. O total de crédito subiu 16,9% nos últimos doze meses e a relação crédito/ PIB já é de 45,7%.
Quanto o senhor acha que a Selic vai subir?
Acredito que vai para 9,5% ao ano já em abril. Até o final do ano ela deve chegar a uma máxima de 10,5%. Lá fora alguns países já começaram a subir, como a Austrália.

Nenhum comentário:

Postar um comentário