Banner

Translate

segunda-feira, 30 de novembro de 2009

O vai e volta das emoções financeiras

Tudo parece caminhar para a normalidade,
pelo menos até o próximo acontecimento
Os problemas financeiros em Dubai permanecem em destaque.Após o susto com os possívies impactos de um calote por parte do fundo de investimento Dubai World, o mercado começa a se acalmar. Ao que se sabe o buraco não é tão fundo a ponto de generalizar uma nova crise no sistema financeiro. O ministro de Finanças do Japão, Hirohisa Fujii, preocupado com a valorização do iene frente ao dólar, diz estar aberto a um acordo com o G-7 para reverter processo de enfraquecimento da moeda norte-americana.
Por outro lado, já existe a intenção do Emirado de Abu Dhabi, seu vizinho rico, em apoiar Dubai. Capital econômica dos Emirados, Dubai ofusca Abu Dhabi, que produz mais de 90% do petróleo da federação. Por sua vez, as reservas de petróleo cru de Dubai são quase nulas. O apoio de Abu Dhabi fortalece sua posição política nos Emirados.
Em outras palavras, haverá um socorro político de um vizinho rico e um ministro japonês disposto a buscar por souluções. Tudo contribui para acalmar o mercado cambial, no mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário