Banner

Translate

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Esse mundo tá perdido

Brasil é apenas o 75º em ranking
mundial de corrupção

Chego a não acreditar. Existem 74 países ainda mais corruptos que o Brasil. O ranking, com já 53 anos de existência, tornou-se tradicional em todo o mundo. Elaborado pela organização Transparência Internacional, o estudo hierarquiza as nações segundo o número identificado de problemas de corrupção.A escala de 11 pontos, 0, para os países mais corruptos, a 10, para os que menos apresentam problemas de corrupção.
O Brasil aparece na 75ª colocação, com um índice de 3,7. O índice é muito baixo e traduz bem os problemas institucionais que temos apresentado. São problemas de toda a natureza, evolvendo os poderes constituídos e a sociedade civil e suas organizações. O sigilo bancário foi identificado como uma das principais cuasas da corrupção no país.A Nova Zelândia lidera a lista de 180 países avaliados como o menos corrupto, com um índice de 9,4, seguida da Dinamarca e Cingapura. Afeganistão e Somália mantém a liderança os mais corruptos, nos 179º e 180º. lugares. A Venezuela está no posto 162 e é o caso mais dramático da América Latina. Regimes ditatoriais e fechados,tem nos ensinado a história, inevitavelmente acabam em desastres morais. Chile e Uruguai (ex-paraíso fiscal), empatados no posto 25, são tidos como os menos corruptos entre nós.
No Brasil, essa talvez se torne, no curto prazo, a nossa maior limitação ao crescimento. Conhecemos as necessidades de avançarmos com as reformas política, tributária, administrativa, do funcionalismo, da previdência, do judiciário. São elas que poderiam provocar uma rápida recuperação institucional. Conhecemos também as dificuldades em fazê-las avançar. Na minha avaliação, tudo deveria começar pela reforma política. Portanto, não vai ser fácil. É preciso que na próxima eleição haja uma resposta forte das urnas sobre essa questão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário